Como Silenciar os Pensamentos? - Dayananda Saraswati



É preciso compreender quem você é, e que tipo de mente precisa cultivar

Esta é a típica pergunta mal formulada. O que você quer: silêncio ou conhecimento? Para que você quer o silêncio? Por quanto tempo você quer esse silêncio? Você acha que ele irá resolver seus problemas? Saiba que, no melhor dos casos, você os deixa para mais tarde. Quando você dorme, aliás, os pensamentos estão em silêncio, mas os problemas não são resolvidos.

Para que você quer o silêncio, então? O que resolve mesmo todas as questões, o sofrimento, as dúvidas, a tristeza e demais emoções destrutivas, é o autoconhecimento, é compreender quem você é. Nada mais. Todos os pensamentos estão centrados no ego. A mente é a voz do ego. A mente é o material do ego pensando, duvidando, desejando ou rejeitando.

Não é necessário "silenciar a mente". É preciso sim, compreender quem você é, e que tipo de mente você precisa cultivar: uma mente objetiva e tranquila. Pare de repetir como um papagaio coisas que você ouviu por aí.

Ouça esta estória: um jovem vê um caçador na floresta, carregando vários pássaros para levar ao mercado. Avisou para um papagaio que o caçador estava por perto. E pediu para o papagaio avisar às demais aves. O papagaio começou a gritar: O caçador está por perto, tomem cuidado! Todos os pássaros, por sua vez, começaram a repetir o mesmo: O caçador está por perto, tomem cuidado! Conclusão, como os demais repetiam sem pensar no que estavam dizendo, acabaram por ser pegos pelo caçador.

Moral da estória: não fique repetindo por repetir palavras bonitas, mas vazias, que você ouve por aí. Pode ser contraproducente.

Dayananda Saraswati

Fonte: http://www.yoga.pro.br/artigos/811/13/como-silenciar-os-pensamentos

2 comentários:

Postar um comentário

Maior é o que está em vós do que o que está no mundo (I João 4:4)