O Sucesso - Dayananda Saraswati


O Que é o Sucesso?

Todas as pessoas devem ter ambições - por si só, a ambição não é, de maneira alguma, um problema. Mas, quando a ambição transgride as normas e começa a comprometer os valores, ela se torna ganância. Se a pessoa não faz concessões com relação aos valores, não é necessário haver limites para a sua ambição. Na Gita, o Senhor Krsna diz que ele é ambição que não se opõe à virtude, ao dever (dharma), isto é, ambição em consonância com o dharma é uma de suas formas gloriosas.

O sucesso é entendido em termos do que alguém conseguiu adquirir. Se uma pessoa tem alguns poucos desejos que se destacam, e consegue satisfazê-los, então, na sua visão, ela é uma pessoa bem sucedida. Do ponto de vista de outrem, o sucesso pode não ser sucesso, de forma alguma. Você só é bem sucedido quando você mesmo diz, "eu sou um sucesso", e para isto você tem que satisfazer suas ambições.

Nós queremos que as pessoas mudem, que as culturas mudem, que os políticos mudem, etc. Todas essas ambições nunca poderão ser satisfeitas, porque ninguém pode mudar alguém a menos que este alguém queira mudar. Na infância acalentamos muitos desejos. Com o passar do tempo, desistimos de muitos deles ou nos contentamos com menos. Os desejos não satisfeitos constituem o âmago da pessoa - uma pessoa chorosa, preocupada e frustrada. Portanto, ninguém poderia dizer que esta é uma pessoa bem sucedida.

Existem gostos e aversões na mente de todas as pessoas. Eles são o desejo de adquirir e manter o que é prazeroso, e de se livrar ou evitar o que é desagradável. Se você quer ter êxito na satisfação de todos os seus gostos e aversões, você será um fracasso. Desejos não satisfeitos não vão deixar você ficar em paz consigo mesmo. Se você está em paz consigo mesmo, se você se sente confortável e "em casa" com você mesmo, aí, sim, você é uma pessoa bem sucedida. Você não precisa satisfazer todos os seus gostos e aversões. Basta aprender a administrá-los para poder desfrutar do mesmo bem-estar.

Na Gita, Krsna não ensina o que se deve fazer e o que não se deve fazer. Ele diz: "Com relação à ação, você tem uma escolha". Você tem ambições e algumas delas você pode escolher satisfazer através da ação. O problema não está em satisfazer os desejos ou em ter ambições. É natural que se espere os resultados. Se ambições não satisfeitas fazem com que você fique triste, frustrado e perca a objetividade, aí, sim, você está sendo um fracasso. Porém, se você pode aceitar o resultado, qualquer que ele seja, você é uma pessoa bem sucedida; você pode até se permitir ter mais algumas ambições.

Quanto aos resultados de nossas ações, existem quatro possibilidades. O resultado pode ser maior, igual, menor ou o contrário do que era esperado. A pessoa que pode lidar bem com as quatro possibilidades é um sucesso. São as Leis do Senhor que dão o resultado. E este tem que ser aceito como uma graça (prasada), com alegria - e aí, então, gostos e aversões não vão criar nenhum problema.

A pessoa que pode gerenciar seus desejos é bem sucedida na vida, mas a pessoa que deixa os desejos gerenciarem sua vida apenas luta para ser bem sucedida.

Dayananda Saraswati

Fonte: http://www.vidyamandir.org.br/textos.htm

Compartilhe