O Significado da Adoração - Dayananda Saraswati


É o Senhor que a sua mente superimpôs num objeto, que você venera, e essa adoração beneficia apenas você mesmo

"Quatro tipos de pessoas me buscam, Arjuna: o aflito, o que aspira ao conhecimento, o que procura riqueza material e o sábio." (Bhagavadgita VII:16).

Um arthartin é aquele que vai em busca de objetos e situações, considerando-os a fonte de segurança. Achando que seu esforço e planejamento talvez não sejam suficientes para obter o sucesso, ele reza para que o Senhor se torne seu sócio no negócio. Um arta, que é uma pessoa totalmente desamparada, volta-se para o culto para alívio de suas aflições. Um jnanin é aquele que considera que o individual não é diferente do total, e está em condições de manter este conhecimento, apesar de lidar com o mundo dual e dos problemas que enfrenta. Devido a essa unidade da visão, um sábio não pode afastar-se do Senhor. Qualquer coisa que faça é adoração do Senhor, porque ele sabe que todas as ações nada mais são do que o Senhor. Ele é, por definição, incapaz de se confundir a esse respeito.

Um "jnanin-em formação" é um jijnasu, alguém que quer apenas conhecimento. Tendo visto a inerente limitação do que a vida é capaz de dar - uma mistura de poucos prazeres e alguns estímulos positivos - ele quer em vez disso libertar-se de todas as formas de limitação, e avalia que isso não é possível pelo emprego de qualquer quantidade ou qualidade de ação. Esta pessoa não está apta a ver a unidade, e ao mesmo tempo não está em condições de se sentir feliz na dualidade: como última esperança, procura um professor. No processo do estudo, devido à frustração ou à incapacidade para entender as escrituras ou manter o ensinamento, e percebendo seu desamparo, compreende que seu único refúgio é o Senhor. Com isso, sua adoração passa a ter maior força.

Assim, jijnasu, arthartin e arta - todos são efetivamente abençoados porque estão em condições de eliminar o sentimento impulsivo de que "Deus é responsável por meus problemas" e voltam-se para Deus, como auxílio na obtenção do que buscam. Um jnanin, devido ao seu conhecimento, não faz mais do que adorar por meio de cada ação. Por isto Krsna diz: "Todos são nobres, mas o sábio (jnanin) eu o considero de fato como Eu mesmo" (Bhagavadgita VII:18). Esses quatro tipos que buscam o Senhor representam a variedade de razões para a adoração.

Dayananda Saraswati






Compartilhe