A Verdade Sobre Quem Eu Sou - John Sherman

O Reino de Deus está próximo

Todo o ensinamento de Ramana Maharshi pode ser reduzido a dois pontos simplesmente. Primeiro, o único problema que tenho é uma ideia falsa sobre quem eu sou. Segundo, a única solução desse problema é a verdade sobre o que eu sou. É bem simples assim. A verdade do que eu sou não está distante. Não exige que se ganhe alguma coisa, não exige que se compreenda alguma coisa, não exige que se conserte alguma coisa na história sobre o que sou e não requer que se tomem quaisquer medidas terapêuticas. Não exige nada mais do que ver o que eu sou. E, é claro, é quando você tenta ser verdadeiro para com alguma ideia sobre o que você é que começam todos os problemas.

Eu estou aqui. De fato, que eu estou aqui é tudo que sei. Não há nada mais que eu saiba ou possa saber, senão que estou aqui. Todo o resto é história, tudo bobagem, algo a satisfazer, algo a aderir. Mas eu estou aqui, e tenho certeza absoluta de que estou aqui. Ninguém pode me dissuadir disso. Ninguém em lugar algum pode me fazer mudar de ideia sobre a certeza de que estou aqui. Não há ensinamento, não há estado de transe, hipnose, siddhis ou poder qualquer que seja que possa convencê-lo de que você não existe. Há poderes que podem distraí-lo, entretê-lo e fazê-lo sentir-se bem ou mal, mas não há poder em lugar algum - nem mesmo o próprio Deus tem esse poder - que possa fazê-lo acreditar que você não está aqui.


Você está aqui, disso você tem certeza. Portanto, de onde vem esta certeza? Por que você tem tanta certeza disso? O que há em você que lhe dá certeza de que você existe? Eis a totalidade da auto-investigação. Só o que precisa acontecer para você acabar com a crença falsa do que você é, é que você deliberada e conscientemente volte sua atenção para procurar e encontrar seja lá o que for que lhe dê certeza de que você existe. Que dificuldade pode haver nisso? Você nunca está ausente, nunca está faltando e nunca muda. Que dificuldade pode haver em vivenciar deliberada e conscientemente a realidade de ser quem você é?

Há quem sustente que há coisas que têm que acontecer a fim de você saber o que você é. Acho isso ridículo. Você já sabe o que você é. Há quem sustente que é preciso que se tomem medidas terapêuticas a fim de "tornar mais transparente a consciência egóica" ou "transcender o ego" ou fazer alguma coisa com ele que torne mais fácil ver o que você é por trás da névoa de loucura que é o ego. Isso não pode ser verdade.

Você está óbvia e inegavelmente aqui, não importa qual loucura esteja se passando dentro de você. E Deus sabe que já tentamos por todos os meios que pudemos encontrar - psicologia, espiritualidade, política, economia. Já experimentamos de tudo. Tentamos fazer as coisas certas, pôr as coisas na linha justamente para podermos finalmente ser livres do que quer que seja que nos aprisione. Mas nada realmente funciona.

John Sherman






Compartilhe